ALTERAÇÕES DO DISCO ADJACENTE À ARTRODESE DA COLUNA VDRTEBRAL

ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL É PREJUDICIAL PARA CRIANÇAS EM CUIDADOS INTENSIVOS
28 de March de 2016
O EXERCÍCIO DIMINUI A FOME MAIS DO QUE A DIETA
28 de March de 2016
Mostrar todos

ALTERAÇÕES DO DISCO ADJACENTE À ARTRODESE DA COLUNA VDRTEBRAL

Doenças da coluna lombar com componentes degenerativos do disco intervertebral tendem a reduzir a curvatura em lordose. Mecanismos compensatórios surgem para manter o alinhamento sagital regional e global da coluna. Porém, estas alterações geralmente estão correlacionadas com dor, perda funcional e com a aceleração da cascata degenerativa. Os mecanismos de compensação envolvem modificação das curvaturas sagitais da coluna vertebral, retroversão da pelve, além de flexão do joelho. Dentre as modificações sagitais da coluna, pode ser citada o aumento de lordose de níveis móveis adjacentes a uma perda de lordose de um segmento vertebral, que pode ser iatrogênica ou decorrente à evolução de degeneração, e é associada à doença do nível adjacente.
A degeneração do segmento adjacente a uma fusão é um processo multifatorial. Além da contribuição das alterações pré-existentes e do processo natural de degeneração discal, o alinhamento sagital parece contribuir de forma importante. Se a fusão da coluna lombar em alinhamento sagital anormal com perda de lordose lombar predispõe os pacientes ao desenvolvimento de degeneração do segmento adjacente, fato que pode ter grande colaboração do aumento da pressão intradiscal dos segmentos adjacentes móveis, os quais, após a fusão, trabalham com mais frequência nos extremos de seu movimento funcional.

Agende consulta com médico especialista e acabe com a sua dor. Clínica da Coluna Protrauma | Dr. Jorge Schreiner |Dr. Lucas C. Zanetti (51) 3325.2121

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *