Bloqueio com corticoide em hérnia discal

Como aliviar a dor nas costas com métodos alternativos
17 de July de 2017
Dor lombar e alternativas preventivas
24 de July de 2017
Mostrar todos

Bloqueio com corticoide em hérnia discal

Bloqueio peridural com corticoide em hérnia discal

A injeção peridural de corticosteroide vem sendo utilizada em casos de hérnia de disco com o objetivo de aliviar os sintomas dolorosos, melhorando a qualidade de vida, diminuindo o afastamento das atividades produtivas e reduzindo o índice de procedimentos cirúrgicos em todo o mundo. Adicionalmente, é um procedimento menos invasivo e com menor morbimortalidade comparado com o procedimento cirúrgico . Recentemente, tem-se utilizado a injeção transforaminal de pequenos volumes de corticosteroides para tratamento da dor lombar secundária a hérnia de disco extrusa com boa resposta terapêutica. Os corticosteroides podem ser classificados em glicocorticoides e mineralocorticoides, sendo os glicocorticoides mais amplamente utilizados para injeção peridural. Esses fármacos têm diversos substratos de ação para o efeito anti-inflamatório.
Para a realização do bloqueio peridural, existem inúmeras técnicas descritas, contudo três são as mais utilizadas: transforaminal, caudal e interlaminar. Atualmente, a técnica de injeção de corticosteróide mais aceita e com melhores resultados é a transforaminal guiada por fluoroscopia, podendo ser realizada a nível cervical, torácico ou lombar, ressaltando que quando em mãos hábeis, tem risco reduzido de punção dural acidental.
Recentemente, alguns trabalhos têm evidenciado uma redução importante na necessidade de cirurgias para hérnia de disco extrusa com o advento do bloqueio peridural com corticoide por via transforaminal. Outros estudos mostram uma redução da morbimortalidade, tempo de internamento, redução de custos e melhora na qualidade de vida com a utilização dessa técnica, reafirmando resultados encontrados por outros autores.

Na Clínica Coluna Porto Alegre, os especialistas Dr. Jorge Schreiner e Dr. Lucas Zanetti optam por abordagens e associações alternativas em busca da qualidade de vida e uma rotina sem dor aos pacientes. Agende agora sua avaliação ☎️ 3027.3677 ou whatsapp (51) 9944-5703. Dr. Jorge Schreiner e Dr. Lucas Zanetti Porto Alegre. ?www.colunaportoalegre.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *