Correr não é prejudicial para os joelhos

TONTURAS E QUEDAS EM IDOSOS
22 de June de 2016
Acompanhar o número de garfadas pode ajudar na perda de peso
4 de July de 2016
Mostrar todos

Correr não é prejudicial para os joelhos

A corrida por lazer não prejudica os joelhos, sugere a nova pesquisa da Iniciativa de Osteoartrite dos Estados Unidos da América (Osteoarthritis Initiative, OAI). Uma análise de participantes da OAI não encontrou risco aumentado de osteoartrite do joelho sintomática entre as coortes de praticantes de corrida da comunidade em comparação com não praticantes de corrida.

A atividade física regular, incluindo a corrida, é recomendada devido a seus benefícios cardiovasculares e contribuição para prevenção da mortalidade. Contudo, existe controvérsia em relação à possibilidade de a corrida acabar sendo prejudicial para os joelhos mais tarde.

O OAI é um estudo observacional multicêntrico, longitudinal, prospetivo da osteoartrite do joelho. O atual estudo OAI avaliou a relação entre a corrida e a dor nos joelhos, osteoartrite radiográfica e osteoartrite sintomática.

Dos 2.637 participantes, 29,5% haviam corrido em algum momento de suas vidas. Usando regressão logística, pesquisadores do OAI concluíram que a razão de probabilidade ajustada de dor e osteoartrite foi 0,83 e 0,71 para praticantes de corrida no passado e praticantes de corrida no presente, em comparação com quem nunca correu.

Os autores, que apresentarão os resultados na revista Arthritis Care Res (Hoboken) esta semana, concluíram que quem corre não tem maior risco de osteoartrite do joelho do que quem não corre. No caso de quem não tem osteoartrite, dizem, a corrida não parece ser prejudicial para os joelhos.

Agende consulta com especialista. Clínica Protrauma (51) 3325.2121

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *