DORES CRÔNICAS X STRESSE SOCIAL

ESTUDO LIGA DORES CRÔNICAS NA COLUNA A ‘DEFEITO’ NA EVOLUÇÃO
24 de September de 2016
TRATAMENTO DE DOR SEM O USO DE REMÉDIOS
24 de September de 2016
Mostrar todos

DORES CRÔNICAS X STRESSE SOCIAL

DEPRESSÃO E DORES CRÔNICAS PODEM ESTAR ASSOCIADAS AO ESTRESSE SOCIAL, CONCLUI PESQUISA

Experimentos com camundongos demonstraram mudanças plásticas nos cérebros dos animais submetidos à subjugação social
O estresse social pode ser uma das causas do desenvolvimento de quadros depressivos e de dores crônicas, revelou uma pesquisa realizada no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. Por meio de experimentos com animais, o estudo indicou ainda que, além do estresse, há uma forte relação entre a depressão e as dores em questão, como a fibromialgia.
Os resultados foram obtidos após a realização de testes com camundongos intrusos submetidos a uma espécie de bullyng por roedores residentes – de linhagem mais robusta e agressiva. Segundo os pesquisadores, este modelo, chamado de estresse por subjugação social, é bem semelhante ao que acontece com humanos nas suas relações sociais.
Em parte do grupo, foram identificados comportamentos e fisiologia característicos da depressão e maior sensibilidade à dor por um longo período de tempo, mesmo sem a existência de lesões físicas nos animais. Ao analisarem fragmentos cerebrais dos camundongos, os pesquisadores verificaram que o estresse foi responsável por mudanças plásticas nos seus cérebros, revelando a presença de mecanismos neurofisiológicos comuns, tanto à dor como à depressão.
“Nossos dados sugerem que a dor crônica e os transtornos depressivos podem compartilhar semelhantes mecanismos de neuroplasticidade induzida pelo estresse. Tal plasticidade estaria associada às áreas encefálicas relacionadas aos mecanismos neurais de recompensa, como o Núcleo Accumbens e a Área Tegmentar Ventral. Além disso, avançamos na compreensão destes fenômenos apontando novos alvos tanto para o estudo quanto para o tratamento de dor crônica e da depressão”, explicou o pesquisador e autor da tese, Marco Oreste Júnior.
Unicamp:
http://www.unicamp.br/…/estudo-associa-dor-cronica-depressa…

Consulte com especialista na Clínica da Coluna em Porto Alegre. Dr. Jorge Schreiner e Dr. Lucas Zanetti. Clínica Protrauma.(51) 3325.2121

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *