TRATAMENTO DE DOR SEM O USO DE REMÉDIOS

DORES CRÔNICAS X STRESSE SOCIAL
24 de September de 2016
FACEBOOK E O RISCO DE DEPRESSÃO EM ADULTOS JOVENS
24 de September de 2016
Mostrar todos

TRATAMENTO DE DOR SEM O USO DE REMÉDIOS

Procedimentos usados em clínicas de fisioterapia ainda não têm base científica que expliquem seu funcionamento
Duas técnicas para tratamento de dor têm sido pesquisadas por cientistas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Apesar de serem bastante utilizadas em clínicas de fisioterapia, a aplicação de laser de baixa intensidade e a mobilização neural (técnica em que o profissional realiza movimentos e alongamentos nos membros do paciente) ainda não possuem base científica sólida que expliquem seus mecanismos de funcionamento.
Embora pareçam apresentar resultados positivos na prática, ainda não havia estudos consistentes na literatura científica sobre a diminuição da dor por meio dessas técnicas. “Só nos últimos 10 anos começaram a ser feitas pesquisas em animais, em que se pode tirar tecidos e conseguir uma resposta sobre qual é a base molecular envolvida”, comenta a professora do ICB-USP, Marucia Chacur, que apresentou os trabalhos desenvolvidos por sua equipe na Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), em Foz do Iguaçu.
As duas técnicas vêm sendo testadas em roedores que apresentam dores neuropáticas. Os testes revelaram que ambas as técnicas tiveram êxito em diminuir a sensação de dor dos roedores.
Os pesquisadores chegaram nessa medida fazendo experimentos que medem a tolerância do animal a uma região lesionada ou à aplicação de uma fonte de calor no membro estudado, por exemplo. É necessário que sejam feitas mais pesquisas para entender o funcionamento das técnicas totalmente, porém algumas pistas de seus mecanismos já foram observadas em análises dos tecidos dos ratos.
http://g1.globo.com/…/pesquisadores-estudam-estrategias-par…

Consulte com especialista na Clínica da Coluna em Porto Alegre. Dr. Jorge Schreiner e Dr. Lucas Zanetti. Clínica Protrauma.(51) 3325.2121

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *