Movimento para a saúde da coluna

Abordagens terapêuticas menos invasivas ganham espaço no tratamento das dores na coluna
18 de April de 2017
Moxa ou moxaterapia para alivio das dores na coluna
27 de April de 2017
Mostrar todos

Movimento para a saúde da coluna

Parece equivocado enfatizar a importância dos exercícios para quem tem problemas de coluna. Mas o que tem preconizado nas clínicas e entre os especialistas é exatamente isso. Evitar ou combater esse suplício, especialmente quando ele afeta a lombar, pede muita movimentação e pouco sofá. É o que o saude.abril.com.br, aborda em sua reportagem sobre  o papel dos exercícios para prevenir e tratar as dores nas costas. Problema cada vez mais evidente e comum na população, que atinge oito em cada dez pessoas no mundo tem prevenção?

A notícia boa, é que além de diversas opções de tratamentos, dentre elas as invasivas e minimamente invasivas, a prevenção atua fortemente com muitas alternativas eficazes. Entre elas RPG reeducação Postural Global, quiropraxia, acupuntura, treinamento funcional, escola da coluna, educação postural entre outros.

Em uma revisão conduzida pelo pesquisador Vinicius Cunha Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais e outros cientistas brasileiros e australianos, chegou-se a conclusão que entre todos os métodos testados, apenas os exercícios se mostraram capazes de diminuir, isoladamente, o risco de um desconforto lombar aparecer (em 35% para ser exato). E esse número chegou a 45% quando o agito constante foi atrelado a orientações profissionais voltadas para a integridade da coluna. Deste modo a pesquisa valoriza a abrangência dos exercícios contemplados,  focados na tonificação de músculos profundos do abdômen e que sustentam a base da espinha — como o treino core por exemplo. A conclusão foi que: todas são muito bem-vindas. “O mais importante é a pessoa escolher uma de que goste ou que possa vir a gostar”, orienta o especialista. Resumindo, “Ficar parado é a pior forma de combater o problema”, afirma o fisioterapeuta Bruno Saragiotto, da Universidade de Sydney, na Austrália. Na praticidade e na ansiedade de dar fim logo a dor, muitas vezes a preferência dos pacientes é adotar um analgésico que elimine momentaneamente aquele desconforto. No entanto, as “evidências comprovam que não existe uma solução rápida e livre de esforço para a dor na coluna”. A adoção de um planejamento terapêutico específico para cada paciente é essencial no sucesso do tratamento. Esta abordagem é adotada pela Coluna Porto Alegre, que possui um centro de prevenção e tratamento dos problemas da coluna. Em conjunto com equipe multidisciplinar médicos e profissionais fisioterapeutas atuam juntos na aplicação de terapias e técnicas na busca da qualidade de vida e conforto de todos os pacientes.

Agende consulta com especialista na Coluna Porto Alegre. (51)3027.3677 ou whatsapp (51) 9944-5703. Dr. Jorge Schreiner e Dr. Lucas Zanetti Porto Alegre

FONTE: http://saude.abril.com.br/fitness/exercicios-para-prevenir-e-tratar-as-dores-nas-costas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *