Nova abordagem para o tratamento da dor nas costas

Tratamento conservador para as dores na coluna
18 de November de 2019
O Pescoço tecnológico.
22 de November de 2019
Mostrar todos
*Nova abordagem multidisciplinar que promete melhora significativa nos casos de dor nas costas.
A dor nas costas e as alterações degenerativas da coluna são as queixas mais frequentes que levam pacientes ao consultório médico e clínicas de fisioterapia em todo o mundo.
.
Segundo especialistas da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABRColuna), estima-se que pelo menos 36% da população brasileira sofra com dor nas costas e apenas 68% dos atingidos buscam tratamento. É o que diz pesquisa realizada pelo segmento.
.
E é justamente neste ponto que se enfrenta a maior dificuldade.
Ainda existe uma resistência e falta de conscientização da população, em relação ao senso de importância da promoção da saúde integral, da necessidade de adotar novos hábitos saudáveis e atividade física regular no controle do stress e na manutenção da saúde física e emocional.
.
Você deve estar se perguntando, qual a relação do emocional com as dores na coluna? “A saúde da coluna está intimamente ligada a estes fatores, incluindo aspectos psicossociais, como controle da ansiedade e depressão, sendo muito comum o tratamento de pacientes adoecidos, como um todo, com elevados níveis de estresse, sedentarismo e tabagismo, e dores crônicas.
.
Com base nisso, e nas diversas pesquisas e estudos com pacientes que enfrentam o problema, entende-se que hoje, aquela abordagem antiga que supervalorizava a importância de exames de imagens, medicamentos e cirurgias, agora dá lugar a uma nova forma de abordar e tratar as dores e problemas na coluna vertebral.
.
Segundo estudo publicado em março de 2018, em um dos mais respeitados periódicos científicos da atualidade The Lancet, que envolve profissionais de diferentes áreas de saúde do mundo, a maioria dos casos analgésicos, exames de imagem e cirurgias não resultam em melhora efetiva dos quadros de dor, ou seja, não resolvem a queixa principal do paciente. Podem trazer alívio e melhora a curto prazo, porém em nada auxiliam a retomada da funcionalidade da coluna vertebral, o que representa um ponto crucial quando falamos em controle de dor nas costas.
.
Segundo as especialistas entrevistadas, hoje há inúmeros tratamentos alternativos para dores na coluna, que prometem melhora significativa no quadro do paciente para melhora da dor e funcionalidade da coluna e do corpo. Entre eles, fisioterapia, RPG, terapia manual, quiropraxia, acupuntura, reforço da musculatura estabilizadora da coluna, exercícios e mobilizações articulares, em associação com alongamentos musculares específicos que promovem o alívio da dor, acelerando o processo de melhora dos sintomas.
.
Salientam ainda, a importância da manutenção de uma rotina que garanta a prevenção e surgimento de novas dores, já que manter-se ativo e em práticas regulares de atividade física é indispensável para a saúde da coluna. Claro, que respeitando as condições do corpo em cada momento da vida.
.
Acompanhando esta nova linha de abordagem, a Clínica Coluna Porto Alegre, Centro de prevenção e tratamento, vem trabalhando desde 2016 com “PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR ESPECÍFICO PARA PACIENTES COM HÉRNIA LOMBAR”.
.
Programa que associa terapias complementares como RPG, acupuntura, massagem, quiropraxia, fisioterapia, nutrição, e que juntas irão atuar no resgate da qualidade de vida do paciente e melhora do quadro de dor.
Clínica Coluna Porto Alegre. É possível viver sem dor. Agende sua avaliação (51) 99944.5703.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *