Postura correta pode evitar dores na coluna

Exercícios de pilates para a coluna
11 de November de 2014
Descobertas recentes sobre dores nas costas
25 de November de 2014
Mostrar todos

Postura correta pode evitar dores na coluna

Dores na coluna, nos pés, cansaço excessivo, problemas na circulação, tendinites são sintomas que atingem muitos brasileiros e em várias fases da vida. A resposta para estes problemas podem estar na maneira que as pessoas se posicionam em suas atividades do dia-a-dia, os chamados vícios posturais.

“A postura deve ser uma preocupação diária e começar desde cedo. Hoje as crianças e adolescentes, por exemplo, têm muita intimidade com os celulares e tablet e ao manuseá-los ficam deitados com o pescoço dobrado ou de barriga para baixo, com o pescoço esticado prejudicando a coluna. Esse comportamento pode gerar dores e alterações na coluna, por isso os pais devem colocá-las sentadas com as costas apoiadas num encosto”, explica o médico ortopedista, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, Miguel Akkari.

Ainda sobre as crianças, o ortopedista faz outro alerta em relação às atividades que exigem muita força física e o peso das mochilas: “Os responsáveis pela criança devem observar a postura dela durante as atividades, não deixá-las carregarem a mochila apenas em um dos ombros e incentivar sempre a prática de exercícios físicos, mas sem excessos”.

Já os adultos também devem ter alguns cuidados. O hábito deve começar já na hora de entrar no carro ou no ônibus. “Quando estiver no carro, recue o bumbum até ele encostar no banco, para a coluna ficar reta; ajuste o encosto posicionando-o mais alto ou na mesma altura da cabeça, mantenha as pernas em uma distância considerável dos pedais deixando os joelhos sempre dobrados e arrume o cinto de modo que fique apoiado no ombro. No caso do ônibus, o passageiro deve segurar a barra na altura do ombro”, aconselha o ortopedista.

No trabalho, quem fica muito tempo sentado, se não estiver numa posição correta, está sujeito a dores e vícios posturais adaptativos como cifose toraxica, anteriorização cervical, ou outras alterações das curvas normais da coluna. “O profissional deve manter a coluna levemente inclinada, os braços apoiados na mesa e as pernas em um ângulo de 90 graus. A prática de exercícios também ajuda”, finaliza o médico.

Dr. Jorge Schreiner. Clínica e Cirurgia da Coluna Protrauma (51) 3325.2121

www.colunaportoalegre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *