Teste de verificação de risco de Osteoporose – IOF

9 de October de 2019
Dor no nervo ciático. Causas e tratamentos.
25 de October de 2019
Mostrar todos

Teste de verificação de risco de Osteoporose – IOF

Comemorado dia 20 de outubro, e lembrado durante todo o mês, o Dia mundial de combate à osteoporose é uma campanha anual, comemorada no dia 20 de outubro, que tem por objetivo aumentar a conscientização das pessoas em relação a prevenção, diagnóstico e tratamento do problema, incentivando principalmente a sua inclusão na agenda global da saúde, bem como a atenção de médicos, meios de comunicação e público em geral para o problema.

.
Considerada a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos e afetando especialmente as mulheres na pós-menopausa e idosos, a osteoporose ( doença, caracterizada pela diminuição da massa óssea ), é uma doença silenciosa que normalmente é diagnosticada após a ocorrência de uma fratura. Problema que leva hoje muitos idosos aos consultórios médicos, por conta das dores intensas geradas pela doença e pelas limitações enfrentadas no cotidiano.

.
Muitas vezes pela falta de informação, idosos com a osteoporose, acabam não se percebendo com o problema, ficando sem tratamento, o que pode gerar ainda mais complicações como redução de mobilidade e deformidades e alterações na postura corporal, como corcundas, por exemplo.

.
Com a intenção de alertar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce, a Fundação Internacional de Osteoporose (International Osteoporosis Foundation – IOF), a maior e mais influente organização global dedicada a prevenção de fratura e a saúde musculoesquelética, lançou neste mês da Osteoporose, um instrumento denominado “Verificação de Risco de Osteoporose”. Instrumento que a Clínica Coluna Porto Alegre também, compartilha neste momento, com a missão de contribuir com conscientização e a prevenção desta doença tem afetado homens e mulheres a partir dos 45 anos de idade.

.
Esta ferramenta de “Verificação de Risco de Osteoporose”, trata-se de um teste de risco para a doença e fraturas, cujo objetivo é educar pacientes e o público em geral sobre o risco individual de fratura por fragilidade, como também orientar ações em relação a prevenção e controle desta doença. Acredita-se que tornando acessível a realização deste teste e aumentando a conscientização desta ferramenta de fácil realização, será possível interagir e atingir um maior número de pessoas com as informações sobre prevenção e diagnóstico da doença, bem como a saúde óssea.

.

Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose, após a realização deste teste online, quando for identificado algum fator de risco relevante, é aconselhado a procura de orientação médica para discutir o estado da saúde óssea e a necessidade de instituir estratégias para reduzir o risco de fraturas relacionadas com a osteoporose. Este instrumento está disponível on-line e poderá ser acessado clicando aqui.
.
Acesse o link e veja se você está em risco de apresentar osteoporose e fraturas: clicando aqui.
Na Clínica Coluna Porto Alegre, já existe um plano de tratamento de prevenção da Osteoporose, onde associamos diversas terapias complementares que atuam não apenas na melhora de qualidade de massa óssea, como no trabalho de prevenção da doença, bem como na independência funcional, flexibilidade, entre outros fatores.
.
Agende uma avaliação com nossa equipe multidisciplinar e dê início agora no seu plano de tratamento e prevenção. AGENDE AVALIAÇÃO com especialistas (51) 99944.5703

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *