É possível evitar ou prevenir as dores nas costas? 

RPG para crianças e adolescentes
13 de November de 2017
É possível viver sem dor.
11 de December de 2017
Mostrar todos

É possível evitar ou prevenir as dores nas costas? 

Levando em consideração que 80% da população já teve ou irá passar por um episódio de dor ao longo da vida, segundo a Organização Mundial da Saúde, vale lembrar que os métodos preventivos existem sim e podem ajudar muito para evitar dores com o passar dos anos. Uma das recomendações mais indicadas por especialistas, é manter-se em movimento. Ter uma rotina disciplinada com a prática de atividade física. O sedentarismo contribui e muito para que os problemas de coluna apareçam. Outra recomendação importante, é a postura correta no dia-a-dia, na rotina no trabalho, atividades domésticas e atividade física. Manter posturas erradas por tempo prolongado em alguma dessas atividades, pode gerar alterações posturais, enrijecendo as articulações e encurtando os músculos. Dependendo do local das costas e da gravidade do problema, ele chega a gerar incapacidade funcional.
Algumas dicas importantes para prevenir o problema são simples e de muita valia para quem deseja passar longe do problema:

1.Na realização de atividades domésticas, evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado se estiver em pé; no ato de passar roupa, a mesa deve ter uma altura suficiente para que a pessoa não se incline, outra dica é utilizar um apoio para os pés alternando-os sempre que houver algum incômodo. Para calçar os sapatos não incline o corpo até o chão, sente-se e traga o pé até o joelho. Ao se elevar um peso acima da altura da cabeça deve-se apoiar o peso no corpo e subir em uma escada ou banquinho para depositá-lo adequadamente. Ao erguer um peso deve-se abaixar flexionando os joelhos até em baixo sem curvar a coluna, levantar-se transferindo a carga para os músculos das pernas que são mais fortes do que os da coluna, caso seja possível coloque o objeto em um carrinho e empurre.

2.Sentar corretamente também é muito importante para uma boa postura. Procure manter os pés apoiados no chão, coxas tocando suavemente maior área possível do assento, evite cruzar as pernas e deixe-as ligeiramente afastadas, coluna ereta de forma a preservar suas curvas naturais, encoste as costas completamente no sofá ou na cadeira, evitando esparramar-se.

3.No trabalho também é importante adotar posturas menos prejudiciais no dia a dia. Os braços devem ficar pendidos ao longo do corpo ou os antebraços apoiados na mesa de trabalho. Evite torções de corpo inteiro, levante-se ou use uma cadeira apropriada que gire com facilidade para pegar algo, falar com alguém ou jogar papel no lixo. Caso trabalhe com computador, procure regular a tela de modo que a borda superior fique na altura do olhar para o horizonte, mantenha o queixo paralelo ao chão. Para ler evite ao máximo ter que baixar a cabeça, se for preciso adquira um suporte de livros. A cabeça pesa em média 5 Kg e se baixar para ler a coluna terá que suportar um peso que pode chegar a 13 Kg, podendo provocar dor de cabeça, nas costas, nos ombros e até hérnia de disco.

A saúde da coluna depende das posturas adotadas no dia a dia. A prática de exercícios posturais adequados e o combate ao excesso de peso também são de grande importância. Além das dicas posturais de hábitos no dia a dia, outros métodos de tratamentos e prevenção são muito indicados e com ótimos resultados clínicos, como : Reeducação Postural Global (RPG), Quiropraxia, Acupuntura, Treino funcional e Escola da Coluna.

Clínica Coluna Porto Alegre. Equipe multidisciplinar especializada no tratamento e prevenção das dores da coluna, com tratamento individualizado e direcionado para resolução de sua patologia. ☎️3027.3677 ou whatsapp (51) 9944-5703. Dr. Jorge Schreiner e Dr. Lucas Zanetti Porto Alegre. 📌 www.colunaportoalegre.com.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *