Exercício na terceira idade

Tratamento Conservador da Coluna
13 de May de 2014
Exercícios de pilates para a coluna
11 de November de 2014
Mostrar todos

Exercício na terceira idade

EXERCÍCIOS NA TERCEIRA IDADE SÃO ESSENCIAIS. Conheça os Núcleos de tratamento da dor e do movimento da Clínica Protrauma. (51) 3325.2121

Que a atividade física é um dos principais fatores para a manutenção de uma boa saúde já é fato. Mas é na terceira idade que ela se mostra ainda mais necessária de ser incorporada no dia a dia. Isso porque, segundo estudos, os exercícios quando realizados de maneira regular são potentes aliados no tratamento de algumas doenças, isso porque ele auxilia a:

– Melhorar a força muscular e a flexibilidade;
– Manter o peso em níveis aceitáveis;
– Diminuir o risco de lesões musculares;
– Melhorar o condicionamento cardíaco e respiratório, que consequentemente diminui o risco de doenças do coração como hipertensão e enfartos;
– Melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, diminuindo consideravelmente o risco de quedas;

A relação aqui é óbvia: a melhora no condicionamento físico, quando nos referimos aos idosos, traz consequências muito positivas em outros aspectos da vida do indivíduo. Melhorando sua coordenação motora e seu equilíbrio através de atividades físicas, por exemplo, o paciente estará menos sujeito a se acidentar em quedas, tropeços etc. Além disso, soma-se a importância da sociabilização durante as práticas esportivas, que também tem efeitos positivos à saúde.

Um dos exemplos mais emblemáticos sobre a importância da atividade física na terceira idade é citado pelo ortopedista Miguel Trandafilov Júnior, do Instituto Pró Coluna, e vem da própria família. A mãe, Maria Ângela Daltrini Trandafilov, aos 63 anos, é fumante há muitos anos e há algum tempo, iniciou o tratamento para fibromialgia. Sempre sente dores pelo corpo. Mas encontrou disposição para ir à hidroginástica e já começou a ter resultados positivos. “Está mais disposta, as dores diminuíram. Também a percebo mais feliz. Acho que ainda não é o ideal, ela deveria fazer mais atividades e parar de fumar, mas segundo ela, esta é a melhor fase de sua vida”, descreve o ortopedista.

Como nos é de costume, recomendamos que todo o planejamento, bem como o acompanhamento, das atividades físicas seja feito por profissionais da área, pois só dessa maneira as atividades poderão contemplar as reais necessidades e limitações de cada indivíduo.

Matéria/FONTE: Instituto Pró Coluna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *