EXERCÍCIOS NA GESTAÇÃO PREVINE HIPERTENSÃO

Fazer exercícios de intensidade moderada regularmente durante a gravidez pode prevenir o desenvolvimento de hipertensão gestacional. Isso foi indicado em um estudo canadense-espanhol publicado na revista “Obstetrics & Gynaecology”. Além do mais, o risco de macrossomia em recém-nascidos ou de ganho excessivo de peso da mãe durante a gravidez também diminui.

765 gestantes saudáveis morando na região de Madri participaram de um estudo realizado pela Universidade Politécnica de Madri e pela Universidade Ocidental de Ontário (Londres, Ontário). Elas foram randomizadas para um grupo de exercícios e um grupo controle. Participantes no grupo de exercícios foram solicitadas a realizar três programas de exercícios personalizados por semana, enquanto as participante do grupo controle receberam os cuidados padrão.

A atividade física regular diminuiu o risco de hipertensão durante a gravidez. A ocorrência desta condição foi três vezes mais provável no grupo controle. Além do mais, mulheres no grupo controle tinham um risco 2,5 vezes maior de dar à luz, bebês macrossômicos. Isto pode ser explicado pelo fato de que participantes no grupo controle tinham uma probabilidade 1,5 vezes maior de ganhar peso excessivo.

Estes resultados confirmam que o exercício é um método excepcionalmente bom para prevenir anormalidades durante a gravidez, contribuindo, assim, para a saúde das gerações futuras, disse o líder do estudo Ruben Barakat da Universidade Politécnica de Madri.

Você ficou com dúvidas???

Venha conhecer e esclarecer suas dúvidas no Núcleo do Movimento da Clínica Protrauma. la você encontrará profissionais habilitados , que a ajudarão nessa fase tão especial e delicada da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *