Exercícios são benéficos para os ossos

Dor nas costas tem solução!
13 de May de 2014
Mostrar todos

Exercícios são benéficos para os ossos

Exercícios de impacto e musculação são benéficos para a saúde dos ossos. FONTE: Globo.com

Agende aula experimental de MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA na Clínica Protrauma. (51) 3325.2121.

Preocupação comum entre as mulheres, principalmente após a menopausa, a perda de densidade óssea deve ser combatida com atividades combinadas
Mulheres, principalmente após a menopausa, têm uma preocupação com a diminuição da densidade óssea. A prática de atividade física é recomendada para minimizar esse problema e sabe-se que movimentos com impacto e de força estimulam a remodelação óssea e aumentam a densidade dos ossos. Mas qual tipo de atividade com impacto e força pode ser realizada?

Para responder essa questão vou mostrar os resultados de alguns estudos científicos que buscaram identificar exercícios benéficos para os ossos:
• Pulos e musculação: pular corda e levantar pesos aumentaram a densidade óssea da coluna de mulheres em 2%, especialmente se o levantamento de peso foi realizado pelos membros superior e pernas. Mulheres que treinaram com peso somente nas pernas não apresentaram tanto ganho de densidade do que as que trabalharam o corpo todo.

• Musculação isolada não é efetiva: o levantamento de peso isolado, sem associação com alguma atividade e impacto, não parece ser a melhor abordagem. Mulheres que praticam esportes de alto-impacto, como vôlei e futebol apresentam maior densidade óssea do que aquelas que praticam levantamento de peso. Além disso, quem pratica somente levantamento de peso não tem os ossos mais saudáveis em comparação a quem pratica um esporte sem impacto, como a natação.

• Caminhada: um estudo realizado com mais de 60.000 mulheres no período pós-menopausa observou que as que praticavam caminhada pelo menos quatro vezes na semana tinham menor risco de fraturas no quadril, o que é uma medida relacionada à saúde óssea.

• Andar em outras direções: andar um pouco para trás e para o lado gera impactos pouco comuns no corpo, o que pode estimular o remodelamento ósseo e ser benéfico.

• Plataformas vibratórias: novidade em algumas academias, as plataformas vibratóriasmostraram um resultado positivo em uma pesquisa publicada em 2013 com a participação de 28 mulheres no período pós-menopausa. Existem outras pesquisas envolvendo as plataformas vibratórias que não mostraram benefícios em seu uso, mas também não apontaram nenhum problema. Então, ela pode ser utilizada de forma inofensiva.
A diminuição da densidade óssea pode vir associada a outras patologias ortopédicas, que podem impedir a prática de alguma das modalidades citadas. Por isso, sempre verifique com o seu médico os exercícios que você pode realizar com segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *