Postura correta ajuda a diminuir sensibilidade do corpo à dor

Mitos e verdades sobre dores na coluna vertebral
2 de December de 2014
Os Cuidados com a Coluna dos Corredores
8 de January de 2015
Mostrar todos

Postura correta ajuda a diminuir sensibilidade do corpo à dor

Pesquisa mostra que, ao se sentir mais confiante, paciente suporta melhor o sofrimento.

Manter a postura correta pode deixar o corpo fisicamente mais forte e diminuir a sensação de dor. A conclusão da pesquisa, publicada no Journal of Experimental Social Psychology, é a de que ao adotar uma postura dominante (ereta, peito estufado e cabeça erguida), o indivíduo tende a se sentir mais poderoso, no controle da situação e, assim, capaz de tolerar mais sofrimento. O efeito é psicológico.

Apesar da maioria das pessoas tender a adotar uma postura mais encurvada, de retração quando estão sentindo muita dor, os pesquisadores sugerem o contrário. Segundo eles, estender o corpo em linha reta, empurrando o peito para fora e expandindo o corpo poderiam ajudar a minimizar a sensação de dor.

Estudos prévios mostram também que adotar uma atitude expansiva ajuda a elevar os níveis de testosterona (associado ao aumento da tolerância da dor) e a diminuir os níveis de cortisol (que diminui o estresse).

Conduzida por Scott Wiltermuth, professor assistente da USC Marshall School of Business, e Vanessa K. Bohns, da Universidade de Toronto, a pesquisa mostrou ainda que a posição do corpo de uma pessoa com quem você interage pode afetar diretamente seu comportamento e postura. Isso significa que algumas pessoas que adotam uma postura submissa, encurvada, quando estão frente a alguém com uma postura mais dominante têm um limiar de dor menor — e, consequentemente, sentem mais dor.

Clínica da Coluna | Dr. Jorge Schreiner (51) 3325.2121

FONTE: http://veja.abril.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *