Tratamento preventivo da coluna

Dor nas costas tem solução!
13 de May de 2014
Tratamento Conservador da Coluna
13 de May de 2014
Mostrar todos

Tratamento preventivo da coluna

Plataforma Vibratória na redução da dor e fadiga muscular na fibromialgia. Clínica da Coluna em Porto Alegre. Protrauma (51) 3325.2121

FONTE: ctcvertebral / clube da fibromialgia | Dr. Helder Nani Ricardo
Cada vez mais encontramos estudos sobre os efeitos da Terapia Vibracional (“Whole Body Vibration”), conhecida no Brasil como Plataforma Vibratória.
Em meu Mestrado trabalhei o tema Fibromilagia e desde então venho estudando as diversas intervenções terapêuticas utilizadas no tratamento desta síndrome.
Adquiri há 2 anos uma Plataforma Vibratória visando o tratamento e prevenção da Osteoporose/Osteopenia e me deparei com uma grata surpresa. Meus pacientes que apresentam a Fibromialgia se adaptaram perfeitamente aos exercícios realizados neste equipamento, acredito eu que por se tratar de uma atividade de baixo impacto que gera um grande estímulo neuro-muscular (aumento da massa óssea e muscular, estimulação do sistema hormonal e circulatório, melhora do equilíbrio e flexibilidade,…). A utilização da plataforma como recurso terapêutico para a Fibromialgia começou quando li um artigo publicado em 14 de outubro de 2008 pela Revista de Medicina Alternativa e Complementar (Journal of Altenative and Complementary Medicine) que dizia que a Terapia Vibracional contribuia no tratamento de mulheres com Fibromialgia. De 36(trinta e seis) mulheres (média de 56 anos), 2/3 foram submetidas a exercícios. As outras 12 (1/3) formaram o grupo controle. Os 2/3 foram divididas em 2 grupos, onde o grupo 1 era submetido a um programa que incluia exercícios aeróbicos, alongamento e relaxamento.
O grupo 2, além destes exercício, foi submetido também a terapia vibracional
Grupo 1: 12 mulheres= exercícios(aeróbicos, relaxamento e alongamento)
Grupo 2: 12 mulheres= exercícios(aeróbicos, relaxamento e alongamento) + terapia vibracional
Grupo 3: 12 mulheres = controle
Ao final do estudo, os pesquisadores da Universidade de Barcelona concluiram que as seis semanas de exercícios aliados à Terapia vibracional (Grupo 2) contribuiram significativamente para a redução da dor e fadiga muscular, enquanto que o exercício sozinho (Grupo 1) não contribuiu para esta melhora.

Este estudo leva a crer que a vibração pode trazer reais benefícios de saúde e nos estimula a realizar novos experimentos.

Agende uma consulta com especialista e acabe com a sua dor (51) 3325.2121. Clinica Protrauma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *