Proteja a lombar e reduza o risco de dores

Treino Funcional para dores nas costas
8 de February de 2017
Dê as costas para dor
14 de February de 2017
Mostrar todos

Proteja a lombar e reduza o risco de dores

Em artigo publicado no site globoesporte.globo.com de janeiro, especialista indica medidas simples e eficazes que ajudam a proteger a coluna lombar e minimizar o risco de dores. Visto que a dor lombar é um problema frequente entre os que não praticam atividade física principalmente, e até mesmo entre os praticantes que exageram na sobrecarga. A clínica Coluna Porto Alegre oferece um completo serviço de reabilitação e tratamento das dores nas costas, onde a abordagem multidisciplinar é o ponto de destaque no sucesso dos resultados.

Entre as medidas destacadas pela fisioterapeuta, estão:

– Cuidado com a postura enquanto estiver sentado

Ficar sentado muda a posição natural da coluna lombar (uma curvatura para frente, chamada de lordose). Sempre que isso acontece, a lombar sofre com maiores forças de compressão, o que a longo prazo são um fator de risco para a formação das famosas hérnias de disco.

– Fraqueza de glúteos é principal razão da má postura e das dores nas costas

Como muitas pessoas permanecem a maior parte do dia sentadas, é importante tentar manter a coluna com a sua curvatura o mais natural possível. Para isso, um pequeno apoio lombar na cadeira do trabalho e no banco do carro são muito úteis. Esse apoio pode ser uma almofada pequena, ou até uma toalha de banho dobrada em quatro partes.

– Mantenha os músculos abdominais saudáveis para o dia a dia e para o esporte
Os músculos do abdômen envolvem todo o tronco, como um cinto, e funcionam como uma sustentação para a coluna. Manter esses músculos trabalhando é importante para qualquer pessoa, seja esportista ou não. Um dos melhores exercícios para essa musculatura é a prancha, onde o corpo fica paralelo ao chão, com apoio nos cotovelos e pés.

– “Cresça o corpo” em momentos de esforço
Durante uma atividade física de moderada a intensa, ou uma tarefa doméstica mais pesada, é preciso manter o tronco e a coluna firmes. Para isso, imagine que você quer “crescer”, “alongar” o corpo para cima e deixá-lo bem firme. Isso colocará para funcionar os músculos que você treinou na musculação e no exercício de prancha.

FONTE: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2017/01/postura-exercicios-proteja-lombar-e-minimize-risco-de-dores-nas-costas.html

Agende consulta com especialista na Clínica Coluna Porto Alegre e dê início ao seu programa de qualidade de vida e saúde. (51) 3325.2121 ou 3027.3677

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *