NÍVEIS ELEVADOS DE ÔMEGA 6 ESTÃO ASSOCIADOS A MENOR RISCO DE DIABETES

DOR, CINESIOFOBIA E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM LOMBALGIA CRÔNICA E DEPRESSÃO
6 de April de 2016
Exoesqueleto procura melhorar a vida de pessoas com deficiência.
28 de April de 2016
Mostrar todos

NÍVEIS ELEVADOS DE ÔMEGA 6 ESTÃO ASSOCIADOS A MENOR RISCO DE DIABETES

O consumo elevado de ácidos graxos polinsaturados ômega 6 pode estar associado a menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. O estudo, que foi publicado por pesquisadores finlandeses na revista “The American Journal of Clinical Nutrition”, confirmou a teoria de que ômega 6 tem efeitos benéficos no metabolismo da glicose.
Pesquisadores da University of Eastern Finland (Kuopio) incluíram 2.189 homens entre 42 e 60 anos de idade no seu estudo. Os níveis séricos do ácido graxo ômega 6 foi medido no início do estudo, entre 1984 e 1989, e os participantes foram, então monitorados durante 19 anos. Durante esse período, 417 homens foram diagnosticados com diabetes tipo 2.
Os achados mostraram que homens com níveis séricos elevados de ômega 6 tinham risco 46 por cento menor de ter diabetes tipo 2 durante o acompanhamento. Análises mais detalhadas revelaram que isto foi predominantemente devido às altas concentrações de ácido linoleico araquidônico. Por outro lado, níveis mais elevados de concentração de ácido gama-linolênico e ácido di-homo-gama-linolênico estavam associados a maior risco de diabetes.
Os níveis de ácido linolênico e de ácido araquidônico são determinados pela dieta do indivíduo. As principais fontes de ácido linolênico incluem nozes, sementes e óleos vegetais, enquanto as principais fontes de ácido araquidônico são carne e ovos. Contudo, o corpo humano também é capaz de produzir ácido araquidônico a partir do ácido linolênico, mas os níveis são geralmente muito baixos. O motivo porquê estes dois componentes aumentam o risco para diabetes permanece desconhecido.

Clínica da Coluna | Dr. Jorge Schreiner e Dr. Lucas Zanetti | Especialistas em cirurgia da coluna | Porto Alegre. (51) 3325.2121

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *